Conferência ‘Brasileiros no Mundo’ ocorre em Salvador

A “6ª Conferência Brasileiros no Mundo” será realizada, a partir de ama-nhã, em Salvador, na Bahia. Participarão representantes de comunidades de brasileiros que vivem em mais de 30 países, entre eles, o Japão, e que sejam engajados em iniciativas e programas de apoio sociocultural aos emigrantes brasileiros, em parceria com o governo federal.

Há, também, porta-vozes do Líbano e dos Emirados Árabes Unidos, além de Portugal, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Holanda, França, Itália, Suíça, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Suriname e Argentina. O evento será conduzido pela área consular do Ministério das Relações Exteriores.

“O trabalho conjunto entre governo e sociedade civil no exterior envolve áreas de atuação diversas, tais como enfrentamento à violência de gênero, apoio à educação continuada e ao microempreendedorismo, manutenção dos laços culturais e afetivos com o Brasil, fomento ao associativismo, entre outros”, informou a diretora do departamento consular de brasileiros no exterior, Luiza Lopes.

Esta edição, que come-mora os 10 anos da Conferência e ocorre até o dia 25, terá sete mesas temáticas sobre Previdência Social e Questões de Gênero; Trabalho e Empreendedorismo; Serviços Consulares; Cultura; Educação; Associativismo e Questões Jurídicas. Existe a possibilidade de haver uma oitava mesa, sobre Esporte, Saúde e Nutrição. A ideia é que os debates versem sobre os avanços, desafios e perspectivas de cada área, com o objetivo de definir um plano estratégico.

Estima-se que cerca de 3 milhões de brasileiros vi-vem fora do território nacional, espalhados por mais de 30 países. O evento terá transmissão pela www.funag.gov.br.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password