Concurso de desenho e de caligrafia definem vencedores para o Japão

O 19º Concurso de Desenhos Infantis da MOA (Mokiti Okada Association), que destaca também o melhor trabalho de shodô (caligrafia japonesa), tem defini-dos os vencedores. A estudante Halyie Maki Iida, de 7 anos, da escola Koinobori, veceu na categoria desenho, enquanto que o prêmio ouro do shodô foi para Yuta Sato (categoria A) e Ami Kobayashi (B).

O desenho campeão foi escolhido pelo artista plástico Ken Kaneko. “É mais espontâneo, solto, mostra a essência de observar as coisas. Dá para perceber que ela viu essa paisagem”, explicou.

No total, 112 desenhos de crianças com idades entre 6 e 12 anos foram analisados por Kaneko. Vários deles eram de bichos e aves, que segundo o artista, são as figuras iniciais na arte do desenho. Para Kaneko, a aluna vencedora parece ter seguido outra proposta dada pela professora, o que configura “mais rebeldia”, característica positiva para o desenvolvimento da criatividade.

O desenho de Halyie Maki Iida, que mostrou uma rua com uma série de casas, será enviado para o Japão para con-correr a etapa final.

Já os trabalhos de shodô foram avaliados pelo professor Takashi Wakamatsu.

Na categoria A, além do campeão do ouro, foram premiados Karin Hirata (prata), Akemi Nakagawa (bronze) e Naomi Kadomoto (prêmio São Paulo Shimbun). Na categoria B, destacados também Koji Lamber (prata), Katsuki Murata (bronze) e Harui Rikiishi (prêmio São Paulo Shimbun).

Todos os trabalhos serão expostos na cerimônia de premiação marcada para o dia 21 de outubro, na sede da MOA, em Mairiporã, na Grande São Paulo. De acordo com os organizadores, além de apreciar os trabalhos, o público terá a chance de entrar em contato com a natureza.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password