Comunidade nikkei de Nova Friburgo comemora 110 anos da imigração em festival

Praça das Colônias tem área que abrigará a festa (Foto: Divulgação)

O final de semana que pode ser prolongado com o feriado do “Dia do Trabalho” será de comemoração aos 110 anos da imigração japonesa e aos 91 anos da chegada dos primeiros japoneses na cidade de Nova Friburgo. A cidade serrana do Rio de Janeiro, que também está em festa pelos 200 anos de fundação, sedia de hoje a domingo o “Nihon Fri-Matsuri”.

Depois de oito anos, o festival volta a acontecer pela terceira vez com apoio da Prefeitura. Em 2011, após duas edições, o evento não ocorreu devido à enchente que vitimou várias pessoas e destruiu o marco Praça das Colônias.

Reformada e com reinauguração prevista para o mês que vem, a área tem colado um estacionamento de 400m2 onde será feito o festival da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Nova Friburgo. A realização neste final de semana foi propositadamente definida por ser 29 de abril o “Dia do Japão”. “Aqui em Friburgo são 10 nações e cada uma tem sua data comemorativa”, explicou Peter Nagatsuka, um dos organizadores do festival.

Segundo ele, apesar do feriado, não foi cogitado estender festival até a terça-feira de feriado. A abertura do “Nihon Fri-Matsuri” será logo mais, às 17 horas, com uma pro-gramação pequena se comparada aos outros dois dias.
Para hoje, estão programados Yosakoi Soran, Bon Odori, show de música japonesa e apresentação da arte marcial ninjutsu.

Amanhã, as atrações irão ocupar praticamente o dia inteiro, das 10 às 23h30. No domingo, o encerramento será às 20 horas. De São Paulo, o cantor Joe Hirata e a mestre em koto Tamie Kitahara estão confirmados como atrações especiais.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password