Coleção de padre nikkei compõe exposição de Nossa Senhora

Sagrada família vinda do Japão é uma das peças (Foto: Reprodução)

Em clima de Natal, o Museu da Obra Salesiana no Brasil inaugurou ontem a exposição “As faces de Nossa Senhora pelo mundo”, em São Paulo. A mostra conta com 150 representações de Nossa Senhora e da Sagra-da Família, vindas dos cinco continentes, em diversos tamanhos e fabricadas em diferentes materiais.

A exposição só foi possível por empenho do padre Evaristo Higa, muito conhecido na comunidade japonesa, devido ao trabalho realizado por 23 anos junto aos dekasseguis brasileiros no Japão. Foi ele que montou uma coleção particular e doou-a ao mu-seu salesiano, que, agora, expõe para visitação do público.

“Praticamente todas as peças da exposição eram minhas. Tudo começou em uma viagem que fiz para Taiwan. Lá, encontrei uma peça bonita e resolvi comprar. Isso se tornou um hábito. A partir daí, viajando por alguns países, despertou-me a curiosidade de querer conhecer as características diferentes com que o povo da região ou do país reveste Maria. Depois, as pessoas, sabendo que eu fazia a coleção, começaram a me presentear também”, disse Higa, em entrevista ao São Paulo Shimbun.

De acordo com ele, dentre as peças, que vieram todas de navio do Japão, há muitos exemplares daquele país. Há ainda a Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira do Mé-xico), Lourdes (França), de Luján (Argentina), de Bali (Indonésia), das Mercês (Espanha) e outras muitas representações da divindade. “Nossa Senhora é uma só, mas a representação dela acaba ganhando diferentes faces. Tem peças de uma série de províncias japonesas, além da ilha de Okinawa; uma diferente da outra. Chamo a atenção para a Sagrada Família, do Japão, e a Nossa Senhora de Akita, uma cidade ao Noroeste do país”, detalhou

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password