CNH digital está disponível e multa para pedestre é adiada

A facilidade digital chega aos motoristas com carteira nacional de habilitação (CNH). Está em vigor o documento digital, que deverá substituir o de papel na identificação, por exemplo, quando solicitado por um oficial.
O documento eletrônico é gratuito e opcional.

Para obtê-lo, a habilitação deve estar na validade; ter o QR-Code, código de segurança que passou a ser emitido a partir de maio do ano passado; e não ter bloqueios, como suspensão. Para o motorista que tiver tudo isso, pode solicitar a CNH digital pelo aplicativo Serpro disponível nos sistemas de celulares.

Agora, se o documento estiver vencido, o motorista deve fazer a renovação e pedir a versão digital. E se não tiver a versão com o QR-Code, é preciso solicitar uma segunda via. Também é necessário o Certificado Digital (e-CPF), que deve ser solicitado pessoalmente a um posto do Detran.SP, munido de documento de identificação original, e só depois pedir a CNH digital pelo aplicativo.  A segunda via custa R$ 42,41 e o documento impresso será enviado pelos Correios. Daqui 30 dias, o serviço será gratuito.

E dos motoristas para os pedestres, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou o prazo para o início da aplicação de multas a pedestres e ciclistas que infringirem o Código de Trânsito Brasileiro. A data da vigência de abril deste ano, passou para 1º de março de 2019.  A partir do ano que vem, portanto, serão multados aqueles que atravessarem a rua fora da faixa própria; desobedecerem à sinalização específica; conduzirem bicicleta em locais proibi-dos etc. Hoje a multa teria valor de R$ 44,19.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password