Cinco postos de saúde vacinam contra a febre amarela, sem senha

A campanha de vacinação contra a febre amarela tem o 2º “Dia D” no sábado e foi prorrogada até o dia 24 de fevereiro. As regiões de Santo Amaro, Campo Grande e Campo Belo foram integra-das à lista de bairros priori-tários para imunização, nesta primeira etapa.

Na região, cinco UBS (Unidade Básica de Saúde) aplicam a vacina sem distribuição de senhas: no Jardim Aeroporto, na Chácara Santo Antônio, no Jardim Arriete, em Campo Grande e em Santo Amaro.

A área tornou-se de risco após dois macacos serem encontrados mortos infectados com o vírus da febre amarela.
Durante os dias de Carnaval, um esquema de plantão de vacinação foi realizado na cidade. Em alguns postos, o movimento foi tranquilo, com a falta de muitos detentores de senhas.

São Paulo já tem o primeiro caso autóctone da doença. A vítima é um homem de 29 anos, morador do Tremembé, zona Norte. Ele frequentava semanal-mente a área próxima ao Parque Estadual da Cantareira, bem próximo à divisa com Mairiporã, e não se vacinou no período da campanha na região, em outubro passado.

“A vacinação é a única medida eficaz para evitar a infecção, e está disponível gratuitamente nos postos de saúde. É muito importante que as pessoas que vão às regiões de risco e os moradores desses locais ainda não imunizados receba uma dose da vacina”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Saúde de São Paulo.
A febre amarela é transmitida por mosquitos e pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo e pele e olhos amarelados.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password