Chefe do Estado-Maior do Japão faz primeira visita ao Brasil em toda a história

General Iwata (dir.) se reúne com almirante (esq.) (Foto: Gilberto Alves/MD)

O general de Exército do Japão, Kiyofumi Iwata, chefe do Estado-Maior da Força Terrestre de Autodefesa daquele país, se reuniu, na última segunda-feira, com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil, o almirante Ademir Sobrinho.
O encontro, que ocorreu na sede do Ministério da Defesa, em Brasília, ficará marcado na história, já que essa é a primeira vez que um chefe de Estado-Maior japonês visita o Brasil. De acordo com informações do governo brasileiro, a visita ilustre serviu para “aprimorar a relação de cooperação entre os países no setor”.
Brasil e Japão possuem 121 anos de relações diplomáticas e, desde outubro de 2014, quando o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe esteve em território nacional, iniciou-se relação de cooperação no setor de defesa.
Após passagem por Brasília, a comitiva japonesa seguiu viagem para Ma-naus, onde Iwata navegou pelo Rio Negro e conheceu o Centro de Instrução de Guerra na Selva.
Hoje, está previsto uma visita a Dourados, onde a comitiva conhece o Sistema de Monitoramento de Fronteiras do Brasil (Sisfron), projeto-piloto que está sendo implantado desde 2014 na fronteira com o Paraguai, mais especificamente na extensão das cidades de Mundo Novo a Bela Vista.
Na sexta-feira, general Iwata deve cumprir agenda em São Paulo.

Continua… (no impresso)

CV

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password