‘Castelo Japonês’ é finalizado após 10 anos e comissão busca apoio para iniciar funcionamento

Castelo começou a ser construído em 2008 (Foto: Divulgação)

Quase uma década. Foi exatamente esse tempo que demorou para sair do papel o chamado “Castelo Japonês”, que acaba de ter a estrutura finalizada no Monte Urbano, ponto mais alto da cidade de Assaí, no interior do Paraná.
Prevista para ser concluída ainda em 2008, durante as celebrações pelo centenário da imigração japonesa, a obra sofreu uma série de atrasos e, nos últimos anos, a construção chegou a ficar totalmente parada, até que em abril deste ano foi retomada e, na última segunda-feira, finalmente terminada.

O problema, porém, ainda não chegou ao fim, já que, agora, a Prefeitura corre para mobiliar o local, para que possa ser inaugurado oficialmente e passe a ser utilizado. Em entrevista ao São Paulo Shimbun, a vice-prefeita da cidade, Inês Koguissi, confirmou que todo o recurso proveniente do Ministério do Turismo e também a contrapartida dada pela Prefeitura foram utilizados, ou seja, cerca de R$ 3 milhões.

“Estamos atrás agora de interessados e parceiros para ocupar o local. Tudo passou a ser estudado agora, após a obra finalizada”, comentou ela ao São Paulo Shimbun.

Para cuidar do Castelo, uma comissão foi criada e conta com membros da Prefeitura, do estado do Paraná e com o presidente da LACA (Liga das Associações Culturais de Assaí), Takenori Nakagawa, representando a comunidade nipo-brasileira. “Toda a parte de limpeza, segurança e gastos de manutenção serão bancados pela Prefeitura. Já a LACA ficará responsável pelo Memorial da Imigração Japonesa, que será criado no local”, disse a vice-prefeita.

Continua..(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password