Câmara Municipal de São Paulo oficializa criação de comissão pelos 120 anos do Tratado

Nomura foi escolhido presidente da Comissão (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de São Paulo sedia hoje, às 15 horas, no Plenário 1º de Maio, localizado no 1º andar do prédio, uma solenidade para a instalação oficial de uma comissão para organizar as comemorações pelos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e o Centenário do Consulado do Japão no Brasil. O projeto para a criação do grupo foi aprovado, ainda em maio passado, através do Projeto Resolução 5/2014, como divulgado anteriormente pelo São Paulo Shimbun.

A comissão é composta pela bancada nipo-brasileira da Casa, que conta, atualmente, com os vereadores Aurélio Nomura (PSDB), George Hato (PMDB), Masataka Ota (PSB) e Ushitaro Kamia (PSD), que assumiu a titularidade logo após a saída do companheiro de partido Marco Aurélio Cunha. Sendo assim, o grupo perde um nome em relação aos parlamentares que criaram o projeto no primeiro semestre do ano, já que o vereador Antonio Goulart (PSD) ficou de fora.

Além de definir os participantes, após um consenso entre os envolvidos, ficou acordado, também, que a presidência da comissão ficará a cargo do tucano Nomura.  “Tivemos algumas conversas anteriores sobre qual dos envolvidos ocuparia esse cargo e, após a indicação por parte do Ota, os vereadores Hato e Kamia aceitaram o meu nome como presidente”, confirmou.

Entre as funções da comissão está a escolha de homenageados (pessoas, empresas, associações, instituições ou mesmo entidades) que contribuíram para o fortalecimento do relacionamento entre os países, bem como a criação de honrarias relativas à data. Há, ainda, a possibilidade de a comissão realizar um seminário em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo. O evento seria realizado por intermédio da Escola do Parlamento e a ideia é que especialistas falem sobre a importância da imigração japonesa ao Brasil.

De acordo com Nomura, um dos convidados planejados seria Sedi Hirano, ex-professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. “Também estamos estudando um convite ao presidente do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (Ciate), Masato Ninomiya, para falar também da imigração dos brasileiros ao Japão, mostrando esse contraponto”, revelou o vereador. A expectativa é que o seminário ocorra em meados de setembro, mas nenhuma data foi confirmada oficialmente.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password