Câmara homenageia Bunka de São Bernardo

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo realiza hoje uma sessão solene de entrega do Título Entidade Benemérita à União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo, que este ano completa 60 anos de fundação.

A solenidade será realizada nos termos do De-creto Legislativo nº 1.502, de 26 de outubro de 2016, de autoria do vereador Hiroyuki Minami. O início está previsto para as 16 horas

A história da entidade teve início em um terreno alugado, onde membros da comunidade nipo-brasileira fundaram uma es-cola para ministrar aulas de japonês e preservar a cultura e tradição milenares fora do país de origem. A partir da primeira sede ocorreram sucessivas mudanças, sempre em locais alugadas, até a entidade ser oficialmente fundada em 26 de dezembro de 1956, desde quando se encontra na rua Bragança, 15.

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram a São Bernardo do Campo em 1935, quando Riuchi Mat-sumoto, Kiyoji Inoue, Toshio Tamai, Gumpei Ito, Fukutaro Ida, Ichimitsu Shintomi, Yoshiharu Adachi, Hidekichi Suga, Kogen Takagi e Katsuo Sasaki chegam fundam a Colônia Mizuho.

Ao chegarem à cidade, as famílias se instalaram nas redondezas da Linha Camargo, próximo aos bairros Cooperativa, que integra o Parque Industrial dos Imigrantes, Alves Dias e parte do Alvarenga e Batistini.

Organizados, ao dividirem as terras adquiri-das, os japoneses separaram um alqueire para uso comum da colônia: ao centro havia um pátio que até hoje existe para práticas de lazer e esportivas, e a sua volta construíram uma igreja, escola e quadras.

A homenagem ocorre na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password