Câmara cria ‘Dia da Imigração Japonesa’

A Câmara Municipal de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, aprovou por unanimidade, na 35ª sessão ordinária, o projeto de lei 66/17, do vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), que institui no calendário oficial o “Dia da Imigração Japonesa”.

De acordo com a pro-positura, a data deve ser celebrada anualmente no dia 18 de junho. O parlamentar ressalta que, atualmente, segundo dados do Memorial do Imigrante, existem mais de 1 milhão de imigrantes japoneses no País. “Caraguatatuba conta com diversas pessoas provenientes de variadas regiões do Japão, trazendo ética e sua forma produtiva de agir e de transformar para melhor a terra onde habitam”, disse o vereador, que também lembrou do caráter dos japoneses e de suas atitudes solidárias.

Caraguatatuba recebeu os primeiros imigrantes japoneses há cerca de 72 anos e a história se confunde com o desenvolvimento da cidade. Eles chegaram à cidade em 1945 e a primeira família a desembarcar foi a de Jairo Tagawa. Eles se estabeleceram no bairro do Getuba, que sediou pelo menos 90% das famílias japonesas que chegaram, numa área de 1.200 alqueires.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password