Butantan realiza simpósio sobre ciência e vacinas

O Instituto Butantan realiza hoje, das 9 às 17 horas, o “Simpósio Ciência e Vacinas: Desafios à Educação e à Comunicação”. Especialistas na área da saúde e imunologia irão discutir o avanço de doenças imunopreveníveis, que já estavam erradicadas, e aspectos da imunização.

Um dos participantes é a bacharel em Física e professora Anastásia Guidi Itokazu, que falará sobre “Uma leitura epistemológica do movimento antivacina no século 21”. A apresentação dela vem depois de outros convidados, como o repórter britânico Brian Deer. Ele faz investigações sobre a indústria farmacêutica e medicina, e revelou a fraude da vacina contra o sarampo e autismo.

Em 1998, o médico britânico Andrew Wakefield publicou um artigo levantando a hipótese de vínculo entre o autismo e a vacina MMR (a tríplice viral) após estudo com apenas 12 crianças. Só cinco anos depois, em reportagem de Brian Deer no The Sunday Times, a farsa começou a ser revelada: Wakefield teria sido pago para manipular informações e resultados. Outras pesquisas foram realizadas posteriormente e não encontraram qualquer correlação entre a vacina e o aparecimento de autismo.

A palestra do jornalista está marcada para as 10h30, no auditório do Investe São Paulo – Avenida Escola Politécnica, 82 – Jaguaré (em frente ao Portão 2 da Universidade de São Paulo), São Paulo.

E sobre vacina, amanhã é o último dia de campanha contra a pólio e sarampo. Mas para atender aos atrasados, especialmente os pais de crianças de 1 a 5 anos, o Santana Parque Shopping fará um “Dia D” da vacinação neste sábado. O atendimento será das 10 às 17 horas e é preciso levar documento.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password