Associação Nipo-Brasileira de Roraima tem ajuda do Japão em construção cultural

Representantes da Associação e Consulado em acordo (Foto: Divulgação)

A Associação Nipo-Brasileira de Roraima (Anir) terá uma sede própria, onde também funcionará um Centro Cultural, até o ano que vem.
A comunidade nikkei local acaba de ser contemplada com cerca de R$ 279 mil do Consulado Geral do Japão em Manaus. A cerimônia de assinatura de contrato contou com a participação do cônsul-geral do Japão em Manaus, Takahiro Iwato, e da presidente da Associação Nipo-Brasileira de Roraima, Elizabeth Mitie Fukuda.
O Centro Cultural, que é pleiteado desde 2012, será construído em uma área total de cerca de três mil metros quadrados, em um terreno doado pela prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima.
Em visita ao São Paulo Shimbun, Elizabeth Fukuda afirmou que a doação da quantia “comprova a amizade entre os dois países”. “É um momento muito especial. Os imigrantes pioneiros sempre sonharam com a construção desse centro cultural. A doação também é muito especial para toda a comunidade roraimense, que terá um local de referência para buscar informações relacionadas à cultura e ao histórico da imigração japonesa no Estado”, afirmou ela. “Esse apoio do governo japonês é um marco importante. Representa também o fortalecimento da comunidade nipo-brasileira de Roraima e uma maior integração com a população do Estado.”
No local, está prevista a construção de duas salas de aula para o ensino de língua japonesa e artes marciais, além de hall, secretaria e três banheiros. “A intenção do Centro é intensificar a difusão do idioma e da cultura japonesa em Roraima. Como diz o nome, será um centro de difusão da cultura japonesa”, disse ela.
Mesmo sem uma sede própria, atualmente a Associação já ensina a língua japonesa, através do Instituto Roraimense de Cultura Japonesa, criado em 2009 e que funciona na Faculdade Roraimense de Ensino Superior.

Continua… (no impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password