Assembleia homenageia relação entre os países

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou na noite de segunda-feira uma solenidade para comemorar os 60 anos da assinatura do acordo Lanari-Horikoshi, documento que oficializou a parceria industrial entre Brasil e Japão na área de siderurgia. Trata-se do marco inicial para o desenvolvimento da Usiminas.

Na ocasião, foram homenageados Amaro Lanari Júnior, signatário do acor-do e que também foi diretor-presidente da Usiminas (1958-1976); e o ex-governador de Minas Gerais Rondon Pacheco, que também presidiu a siderúrgica (1976-1983).

O evento contou ainda com a presença do embai-xador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, que aproveitou a passagem pelo Esta-do para confirmar a missão de pequenas e médias empresas japonesas a Minas, planejada para acontecer entre os dias 1º e 4 de agosto, em busca de parceiros comerciais e joint venture com empresas mineiras. A missão também será chefiada pelo embaixador japonês.

A Usiminas, que é um dos símbolos do processo de industrialização do país levado a cabo pelo presidente Juscelino Kubitschek em seu Plano de Desenvolvimento, surgiu a partir do projeto de cooperação entre os governos brasileiro e japonês na área de siderurgia.

Em 3 de junho de 1957, o engenheiro Amaro Lanari Júnior estabeleceu com o chefe da missão industrial japonesa, Teizo Horikoshi, as bases de cooperação que viabilizariam a operação da empresa.

O acordo estabeleceu que o grupo de siderúrgicas japonesas liderado pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation – então sob o nome de Yawata Iron Steel – teria 40% do capital da Usiminas, indicando seus diretores de forma proporcional.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password