Aniversário de Buda é celebrado no bairro da Liberdade e em outras duas cidades do País

Buda poderá ser contemplado durante seis dias (Foto: Arquivo)

A Liberdade será palco de mais um festival oriental. Desta vez, as ruas do bairro recebem, durante seis dias, a 51ª edição do “Hanamatsuri” ou Festival das Flores, que tem início oficial na segunda-feira e comemora o nascimento de Buda Xaquiamuni. O evento tem entrada livre e conta com cerimônias em respeito ao símbolo da cultura budista, que completa 2641 anos.
Logo no primeiro dia, um palanque será montado bem no centro da Praça da Liberdade pela Federação das Seitas Budistas no Brasil, Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni, Aliança Feminina Budista do Brasil e Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal).
Nele, estará um altar com a imagem de Buda criança, disposto para um banho de chá adocicado. A contemplação à imagem pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.
O ápice do evento, porém, será no sábado, dia 8, quando, a partir das 10 horas, a festa chega ao fim com uma missa ao ar livre, na Praça da Liberdade. Ela é seguida de um cortejo da imagem de Buda em cima de uma estátua de elefante, que tem simbologia especial por ter ajudado a rainha Maya a conceber o filho, que se tornaria “O Iluminado”.
O início do desfile da imagem será na Praça da Liberdade, percorrendo a rua Galvão Bueno e a rua Américo de Campos, até chegar na avenida Liberdade, número 365, em frente a sede da Acal. As vias, portanto, têm permissão de fechamento por parte da Companhia de Engenharia de Trânsito no dia 8, das 10 às 13 horas.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password