‘9º Bunkyo Rural’ reúne agricultores a partir de amanhã na cidade de Bastos

Participantes da edição passada em plantação (Foto: Divulgação)

Agricultores de diferentes regiões, sobretudo de São Paulo, têm encontro marcado para este final de semana na cidade de Bastos. A capital do ovo foi escolhida para abrigar a 9ª edição do “Bunkyo Rural”.

A expectativa para este ano é repetir o sucesso do ano passado, quando um público recorde de 220 pessoas concentrou-se em Pilar do Sul. Agora, com o tema Mottainai: Uso racional de recursos, o tradicional e-vento deve ressaltar o desperdício, uma tradução não fiel da respectiva palavra japonesa, na agricultura futura. “Hoje (a atividade) está bastante diferente, por demanda de mercado, por produção de produtos bons, saudáveis, preservando o meio ambiente. Para isso é preciso utilizar defensivos agrícolas na medida certa, pois problema de saúde, os malefícios ao longo do tempo, são importantes. O futuro da agricultura é muito promissor”, afirma o coordenador Tomio Katsuragawa.

Para debater isso e outros temas, convidados e especialistas estão confirmados para os dias intensos, com início às 8 horas de amanhã. O primeiro dia já terá a palestra magna do ex-secretário estadual da Agricultura e do Meio Ambiente Francisco Graziano Neto.

Em seguida, as palestras começam efetivamente com temas variados como Agricultura protegida: Opções e oportunidades; Iluminando ideias sobre energia solar rural; Tendências de agricultura orgânica; Sericultura: Modelo de diversificação e transformação econômica e social; Mottainai: Nova visão de agricultura; Princípio do motiyori nas Associações Cooperativas; Agricultura digital nas pequenas e médias propriedades e Bastos, a capital do ovo. “São três dias intensos, para todo segmento agro-business, agricultores pequenos e médios, além dos estudantes”, conta Katsuragawa, lembrando ainda da feira de exposição de produtos, visitas e workshop.

C0ntinua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password