53 nikkeis apresentam candidatura para as eleições em São Paulo

Eleição está marcada para o dia 7 de outubro (Foto: Divulgação/TSE)

O eleitor nipo-brasileiro que costuma ou desta vez pretende manter seu voto na comunidade nikkei terá, em comparação a 2014, uma missão mais facilitada na hora de escolher os candidatos a deputado federal e estadual em São Paulo.
No maior colégio eleitoral do País, entre os mais de 1.600 candidatos que disputam as 70 vagas à Câmara Federal, 26 deles têm ascendência japonesa. Em comparação a 2014, pode ser observada uma queda considerável de 30% no número de postulantes. Naquele ano, nada menos que 36 nomes buscaram uma das vagas.
Já no âmbito estadual, que conta com mais de 2 mil nomes para 94 cadeiras, 27 são nikkeis, de acordo com levantamento feito pelo São Paulo Shimbun, usando como base os dados disponibilizados até ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Para a Assembleia, a queda foi bem mais tímida, somente 7%, já que há 4 anos 29 nipo-brasileiros se candidataram. Em 2014, 15 nikkeis tentaram uma cadeira em Brasília e 24 entraram na disputa por uma vaga estadual.
Entre os que disputam este ano há uma mescla de nomes já conhecidos e eleitos, além de postulantes que tentam, pela primeira vez, uma vaga.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password