110 anos da imigração tem cerimônias religiosas e homenagem na Câmara Municipal

Homenagem contou com os deputados em 2017 (Foto: Arquivo)

Será comemorado oficialmente, na segunda-feira, os 110 anos da imigração japonesa ao Brasil, já que o dia 18 de junho re-presenta a chegada do Kasato-Maru, primeiro navio com imigrantes nipônicos. Do porto de Kobe a embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vincula-dos ao acordo imigratório estabelecido entre os dois países.

Para lembrar a data, a comunidade nipo-brasileira de São Paulo, que conta com cerca de 1,8 milhões de japoneses ou descendentes, terá uma série de eventos oficiais, que terão início ainda no domingo, quando acontecem dois cultos budistas. O primeiro, organizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e Federação das Escolas Budistas do Brasil, no Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Faleci-dos, a partir das 8h30, no Parque Ibirapuera.

O segundo está programado para o Grande Auditório do Bunkyo, às 10h30, com a presença de representantes das Escolas Budistas e outras religiões, de autoridades do governo japonês e das entidades nipo-brasileiras. Na ocasião, haverá uma apresentação especial alusiva à data, para a qual foram convidadas escolas nipo-brasileiras que estarão interpretando a música-símbolo dos 110 anos “Arigatô Brasil”.

Além disso, cada participante, em sinal de gratidão, receberá uma sacolinha com brindes. O mais sortudo também econtrará um ingresso corte-sia para o Festival do Japão. Os organizadores da cerimônia solicitam aos participantes que levem pacotes de pó de café co-mo oferendas a serem colo-cadas no altar principal. Após o culto, essas oferendas serão doadas às entidades beneficentes nipo-brasileiras.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password