100 milhões de ‘camisinhas’ serão distribuídas durante o Carnaval

Foliões de todo o Brasil terão mais de 100 milhões de “camisinhas” à disposição durante o Carnaval.

A quantidade foi anunciada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o lançamento da campanha “#vamoscombinar”, na última terça-feira, na Bahia.

Em São Paulo, 1,67 milhão de preservativos serão distribuídos nas unidades de saúde, no Sambódromo e nos blocos.

Os jovens são o foco da campanha. Pesquisa mostra queda na faixa etária de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais como fixos. O não uso de preservativo impacta diretamente no aumento de casos de Aids entre os jovens.

E neste período de maior divulgação da doença, acontece hoje uma ação de diagnóstico e prevenção do vírus HIV.
Das 8h30 às 16 horas, equipes do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP estarão na estação Jabaquara do terminal de ônibus da EMTU, plataforma A, ofertando 300 testes rápidos de HIV por fluido oral, além da distribuição de 10 mil preservativos masculinos, 4 mil femininos e 8 mil sachês de gel lubrificante.

O teste feito a partir da saliva tem resultado rápido, em aproximadamente 30 minutos.

Estima-se que 830 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado no final do ano passado, a epidemia está estabilizada no País, com taxa de detecção de casos de aids em torno de 18,5 casos a cada 100 mil habitantes, em 2016. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, no último cinco anos.

Em relação à idade, o contágio quase triplicou entre homens de 15 a 19 anos.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password